EMPRESA

Solicite um orçamento

11 95061-1100

Whatsapp

Av. Nove de Julho, 4939 - sala 141, Bloco A 

Itaim Bibi- Archademy - São Paulo

equipe@neoparklet.com.br

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

Parklets no Rio de Janeiro: Instalação, Legislação e Custos

Em Maio de 2015 os Parklets foram inseridos na legislação do Rio de Janeiro. Em um projeto de incentivo ao espaço público, onde o Parklet foi inserido, resolveram apelidá-los com o mesmo nome do projeto “Paradas Cariocas”. Foi na Barra da Tijuca, em um espaço de duas vagas de carro, na Avenida do Pepê, em frente ao restaurante japonês Peak na Avenida Belisário Leite de Andrade Neto, que o primeiro Parklet foi implantado em Maio de 2015.

 

Essa estrutura de Parklet contém dois bancos, suportes para pranchas de Surf e um espaço de convivência. A essência e finalidade dos Parklets no Rio de Janeiro são as mesmas dos Parklets em geral. Tanto no Brasil como em outros países existe a valorização da cultura de experiências e relação entre pessoas, proporcionado um espaço público democratizado.

O DECRETO RIO Nº 39983, foi assinado pelo Eduardo Paes, prefeito, no dia 10 de abril de 2015 formalizando as leis para pedidos e instalações de Parklets. O projeto, Paradas Cariocas, autoriza qualquer pessoa, sendo ela física ou jurídica, a solicitação ás prefeituras Regionais para a instalação de um Parklet. O termo de cooperação pode ser de um ano, com as condições de renovação por mais um ano. O investidor precisa se comprometer com os custos de instalação, cuidados e retirada do Parklet.

 

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5364661 

 

Divulgações, ocupações de estabelecimentos comerciais ou serviços realizados pelos estabelecimentos, são proibidos nos Parklets. O Parklet instalado deve manter a distância de 40 centímetros no mínimo mediante ao limite de vagas do estabelecimento e do leito carroçável, e para implantar um Parklet, deve ser respeitado um limite máximo de 15% de vagas em uma mesma rua.

 

É também de extrema importância que os projetos sigam as regras técnicas de acessibilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro. Uma exigência também da Parada Carioca, é que a velocidade máxima da rua seja de 50 km/h e que a proteção aos lados do Parklet, seja de no mínimo 80 centímetros, para evitar possíveis acidentes garantindo maior segurança aos usuários. Lembrando que esquinas, vagas de taxi, paradas de ônibus, rampas de acesso ou faixa de pedestres, são locais proibidos para a instalação de Paradas Cariocas. A Placa “espaço público” é necessária nos Parklets instalados, enfatizando a democratização do local.

 

 

   Quando o projeto de Parklet for aprovado, após o inicio da construção, ele precisará ser instalado em até 30 dias. A Prefeitura do Rio de Janeiro, juntamente com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), e das demais prefeituras regionais, estão aprovando e acompanhando os procedimentos de implantação dos Parklets.

 

O Rio de Janeiro ainda não têm o Manual completo de Implantação de Parklets, apenas o DECRETO abrangendo muitas informações referentes à instalação das Paradas Cariocas. No próprio Decreto também é encontrado, o termo de cooperação, termo de requerimento e termo de aceite, até para manter um protótipo ás Subprefeituras.

Entre em contato com o NeoParklet