EMPRESA

Solicite um orçamento

11 95061-1100

Whatsapp

Av. Nove de Julho, 4939 - sala 141, Bloco A 

Itaim Bibi- Archademy - São Paulo

equipe@neoparklet.com.br

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

Parklets em São Paulo: Instalação, Legislação e Custos

Esta crescendo cada vez mais o número de parklets nas cidades e a quantidade de pessoas que o reconhecem. Ao invés de ficarem apenas nas fases de avaliações, e projetos pilotos, hoje os parklets são realidades nas ruas, e incluídos na legislação. Isso se concretiza através da elaboração e exposição do Manual Operacional de implantação do Parklet, que é liberado em sites das Prefeituras de cada cidade.

 

Cada lugar tem suas características específicas que devem ser repeitadas, portanto, o Manual de implantação dos parklets é referente a cada cidade com uma leitura mais clara de cada local. Assim, a população, os comerciantes, e qualquer um que apresentar interesse pelo assunto, pode obter informações a respeito da instalação do parklet.

 

O Manual de Parklet em São Paulo

Em 2013 ocorreu a primeira instalação de parklet em São Paulo, trazendo vida ao conceito que surgiu em 2012. Mediante isso, o regulamento foi iniciado, que resultou no Decreto municipal (n 55.045-14), a partir de abril de 2014 em vigor.

A efetivação do Manual de Parklet em São Paulo, foi formalizada pelo Departamento de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo e também pelo SP Urbanismo. Também auxiliaram na criação do Manual o Grupo Design OK, a CMG Landscape Architecture, O Instituto Mobilidade Verde, Arquitetura e Design, o Los Angeles Department of Transportation, a San Francisco Planning Department, a Zoom Urbanismo, o Superlimão Studio, a H2C Arquitetura e a Matarozzi Pelsinger Design+Build.

 

Em São Paulo, as orientações referentes ao Parklet foram anunciadas em 2014 (porém realmente publicadas em 2016) na página Gestão Urbana SP. O download está disponibilizado na mesma para impressão do material como consulta e explicação aos profissionais que atuam com parklet, como também para estudantes e interessados no assunto, obtendo assim, informações de legislação e de como implantar o parklet.

            

 

   

 

 

 

 

 

 

Estrutura do Manual de Parklet no estado de São Paulo

 

Introdução, processos, implantação, projeto e construção, gestão e apêndice, são tópicos do Manual de Parklet de São Paulo. A introdução se faz pelos conteúdos: conceito de Parklet, propósitos dos Parklets e o porquê de sua instalação, deveres do investidor e comunidade para com o Parklet, descrições breves de Parklets do mundo, dúvidas mais frequentes dos moradores da cidade, e as formas de divulgar o Parklet em São Paulo.

   

O segundo capítulo demonstra o Parklet em um formato bem mais prático. O processo de instalação do Parklet é apresentado resumidamente e depois os leitores saberão sobre a implantação de forma explicativa, das características do local, avaliações a serem feitas até a implantação do parklet e suas peculiaridades.

   

Após conhecerem o que é Parklet, e seu processo de instalação, o Manual expõe como se dá o projeto e implantação de um Parklet, as instruções gerais, as características específicas de cada Parklet, o modelo de piso a ser usado e suas medidas, a segurança nas laterais e sua seriedade, os objetos que podem conter em um Parklet, a sinalização obrigatória no Parklet e passo a passo sobre a prática de instalação do Parklet.

 

No próximo capítulo o assunto abordado é a gestão /manutenção do Parklet e como os usuários e investidores devem agir em relação isso, uma vez que o Parklet instalado precisa de cuidados, ressaltando o processo de acionar o Parklet, a renovação do contrato de autorização e o processo de remoção futura.

 

O ultimo capítulo oferece um portfólio com exemplos de Parklets modelos que podem ser instalados, seus procedimentos, decretos e soluções para que todos os processos do Parklet estejam mediante a lei.

 

 

Quanto custa um Parklet?

 

Há uma grande variação em relação aos valores de um Parklet, já que os projetos são personalizados de acordo com cada local e características do Parklet. O tamanho, materiais, mobiliários e objetos que o compõem, são algumas variáveis. O investimento total pode ser entre 25.000,00 e R$ 60.000,00 por Parklet.

Entre em contato com o NeoParklet